Sobre

O Ateliê Azu é uma empresa social dedicada à cerâmica artesanal.

Nascemos do trabalho com o azulejo e nos apaixonamos por todas as possibilidades que a cerâmica nos traz. Por isso, hoje trabalhamos com:


Produtos

- Azulejos

- Utilitários e decoração

- Arte-educação


Serviços

- Renovação do espaço público

- Aulas de cerâmica

- Passeios culturais


O QUE FAZEMOS


  • Utilitários e decoração

Produzimos peças de azulejo, torneadas, de barbutina e modeladas em placa - a partir de criações próprias ou personalizadas, sob encomenda.


  • Renovação do espaço público

Transformamos os espaços públicos em lugares mais coloridos, cheios de histórias e amigáveis para as pessoas.

Fazemos murais, painéis, placas, escadarias, esculturas –e tudo o que nossa criatividade permitir–, envolvendo as pessoas que usam e frequentam os vários cantos da cidade.

Também inovamos juntando artesanato e tecnologia! Já ouviu falar em QR Code em azulejos? Nós fazemos. ;)



  • Aulas de cerâmica

Realizamos aulas de cerâmica para público amador e formações técnicas para arte-educadores e professores de arte, além de oficinas para arquitetos e decoradores que desejam mergulhar no mundo da cerâmica artesanal!


  • Passeios culturais (Tours)

Recebemos grupos para conhecerem nosso Ateliê e as obras que fizemos na favela da Vila Santa Inês e arredores, em Ermelino Matarazzo, zona lesta da cidade de São Paulo.

Além de visitar as obras a céu aberto, cada participante terá a experiência de pintar seu próprio azulejo e levar pra casa!


  • Arte-educação

Desenvolvemos peças educativas em cerâmica, como jogos de tabuleiro e marionetes, para que educação e arte façam parte do dia-a-dia de nossa formação.


POR QUE A CERÂMICA ARTESANAL?

Porque hoje em dia há pouca mão de obra e produção artesanal e elas precisam ser incentivadas!

Porque com a cerâmica artesanal temos mais possibilidades de criação e inovação: a baixa temperatura da queima deixa as cores mais vivas e os desenhos a mão deixam as peças mais detalhadas.

Porque a cerâmica artesanal tem menos impacto no meio ambiente: ela não gera resíduos, nem emite gases de efeito estufa.


CURIOSIDADES SOBRE A CERÂMICA ARTESANAL

Tem vários nomes de peças que ouvimos falar por aí, e muitas vezes nem sabemos que estamos falando de cerâmica. Caso você ainda não saiba, tudo o que vamos listar abaixo é puro barro, ou seja, pura cerâmica!


Barbutina: É o barro líquido. É uma técnica que tem como característica produzir peças ocas.


Fiança: É um tipo de cerâmica branca pintada com esmalte colorido, e de baixa queima. O nome vem da cidade de Firenze, na Itália.


“Mallólica”: É feita como a fiança, mas as que levam esse nome são produzidas na Ilha de Malloca, na Espanha.


Azulejos portugueses: Os azulejos portugueses também são feitos da mesma maneira que a faiança, apesar de não serem chamados de fiança e terem ganhando sua fama por serem azulejos. ;)


Azulejo: Ainda tem muita gente que não sabe que o azulejo é sempre feito de cerâmica. E mais, ele é o primeiro tipo de revestimento que foi aplicado em grande escala no mundo, começando como elemento decorativo até virar um elemento básico da construção civil.