Por que cerâmica artesanal?

 

=> Porque hoje em dia há pouca mão de obra e produção artesanal e elas precisam ser incentivadas! A cerâmica artesanal utiliza técnicas milenares. <3

 

=> Porque com a cerâmica artesanal temos mais possibilidades de criação e inovação: a baixa temperatura da queima deixa as cores mais vivas e os desenhos a mão deixam as peças mais detalhadas.

 

=> Porque a cerâmica artesanal tem menos impacto no meio ambiente: ela não gera resíduos, nem emite gases de efeito estufa.

 

*** CURIOSIDADES SOBRE A CERÂMICA ARTESANAL ***

 

Tem vários nomes de peças que ouvimos falar por aí, e muitas vezes nem sabemos que estamos falando de cerâmica. Caso você ainda não saiba, tudo o que vamos listar abaixo é puro barro, ou seja, pura cerâmica!

 

Barbutina: É o barro líquido. É uma técnica que tem como característica produzir peças ocas.

 

Fiança: É um tipo de cerâmica branca pintada com esmalte colorido, e de baixa queima. O nome vem da cidade de Firenze, na Itália.

 

“Mallólica”: É feita como a fiança, mas as que levam esse nome são produzidas na Ilha de Mallorca, na Espanha.

 

Azulejos portugueses: Os azulejos portugueses também são feitos da mesma maneira que a faiança, apesar de não serem chamados de fiança e terem ganhando sua fama por serem azulejos. ;)

 

Azulejo: Ainda tem muita gente que não sabe que o azulejo é sempre feito de cerâmica. E mais, ele é o primeiro tipo de revestimento que foi aplicado em grande escala no mundo, começando como elemento decorativo até virar um elemento básico da construção civil.